sexta-feira, 5 de dezembro de 2014



A tecnologia


         Atualmente, a tecnologia está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas: aparelhos eletrônicos, redes sociais, transportes, etc. Mas será que a tecnologia está nos ajudando em nossa sociedade?


     No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.








       É inegável, portanto, que a tecnologia muito já fez por nós, basta olhar para os padrões de qualidade de vida (como expectativa de vida e a medicina moderna) que podemos desfrutar hoje, ainda que existam grandes divergências em nosso mundo. É claro que não podemos negar que a busca pelo avanço tecnológico já trouxe e ainda traz sérios prejuízos ao meio ambiente. Mas ela também traz soluções como o carro elétrico, painéis solares, etc. Meios que podem nos ajudar a combater o aquecimento global e a poluição.




A utilização da tecnologia nos serviços de segurança é uma reflexo da sociedade contemporânea, essa utilização abrange uma grande variedade de ferramentas que utilizam a tecnologia com forma de vigilância, combate ou prevenção de crimes ou ataque de qualquer natureza. Os serviços de defesa das maiores potências do globo se utilizam da tecnologia como instrumento para a manutenção da sua soberania.



       Nós inventamos a tecnologia desde que nos entendemos como seres pensantes. Flechas, arcos, lanças de madeira com pedras polidas; cordas e o próprio fogo são invenções e manipulações tecnológicas que condizem com o avanço do espírito humano à época em que vieram a lume. Portanto, a tecnologia é uma forma de facilitar a vida dos seres humanos. A tecnologia serve para ajudar as pessoas, e deve manter este objetivo em relação  à saúde, segurança,etc. Isto não é um privilégio, é um direito de todos. Só não podemos exceder os limites e tornar a tecnologia em vício, nos afastando das maravilhas da vida e das pessoas que amamos.     


Ana Luísa Chartier, Gabriela Calasans,
Ruben Taieb e Théophile Valentin

Um comentário:

  1. A letra está pequena , causando problema na leitura.
    Trabalho ótimo , só tem presença de alguns erros. De resto aprendi muito , ajudou a fortalecer meu conhecimento , parabéns!

    ResponderExcluir