terça-feira, 4 de novembro de 2014

Os Trumai

Trumai


 INTRODUÇÃO
                   Os Trumai são considerados o último grupo a ter chegado à área dos formadores do Rio Xingu, tendo atingido a região na primeira metade do século XIX.  Atualmente habitam a área central do Parque Indígna do Xingu, porém culturalmente estão ligados ao complexo conhecido como Alto Xingu, cujos povos, apesar da diversidade linguística, compartilham uma série de características culturais, estando articulados em uma rede de especializações comerciais e rituais intertribais




IDIOMAS
         A língua Trumai é considerada isolada, isto é, não apresenta parentesco genético com nenhuma outra língua do Xingu, nem com outras famílias linguísticas brasileiras. A maioria das crianças já fala o Português como primeira língua; algumas delas também dominam outras línguas xinguanas, como o Kamayurá, o Aweti ou o Suyá.


RITUAIS
           Foram os Trumai que introduziram no Alto Xingu os ciclos cerimoniais: do Jawari e
do Tawarawanã
O Jawari é um ritual complexo dedicado aos guerreiros mortos, cujo evento central é a disputa, entre dois grupos, de arremesso de dardos através de um propulsor. A festa é permeada por um conjunto extenso de cantos e de situações contendo diálogos polêmicos. Segundo a interpretação de alguns estudiosos, o Jawari agregaria em seus rituais os símbolos da guerra e da paz. 
            Já o Tawarawanã é uma festa simples e alegre, que as pessoas realizam pela manhã. Os homens vestem uma espécie de saia feita de buriti e se enfeitam com folhas de bananeira, cocares e folhas de uma árvore cheirosa (hik'ada xudak), usadas nos braços e no rosto. Eles dançam, enquanto os cantores ficam sentados. Um dos cantores toca chocalho e outro o acompanha, tocando um tipo de tambor de bambu de taquara. As mulheres usam pinturas corporais e dançam em pé sozinhas, acompanhando o ritmo dos homens. Depois se juntam a eles, segurando na ponta da saia dos homens. Dançam então rodando com eles pelo centro da aldeia.

CONCLUSÃO
         Os Trumai são os últimos a chegarem ao Parque Indígena do Xingu. Seu idioma considerado isolado por não ter a mesma raiz que os outros idiomas Xingu, complicou sua integração no Parque. Eles introduziram no Parque dois rituais: O Jawari e O Tawarawanã.

FONTE
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/trumai



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Informações bem envolvidas no texto, ficou muito bom porque teve mais informações aqui do que do filme.
    Marcos e Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo, mesmo se no filme não tivesse tantas informações sobre a tribo, achei o texto muito bem trabalhado e desenvolvido.
    Paloma-Lys S.R

    ResponderExcluir
  4. As informações são boas. A gente aprendemos coisas interessantes que não estavam no filme. Bom trabalho.
    Léna Gaëlle

    ResponderExcluir
  5. ótimo texto muito boas informações e bem organizadas parabéns.


    mh e hugo

    ResponderExcluir
  6. Bem presentado, os rituais sao bem explicado, eu gostei da composicao (Introducao, idiomas, rituais, conclusao, fonte)

    ResponderExcluir
  7. Bem presentado, os rituais sao bem explicado Pablo Theo

    ResponderExcluir