IntroduçãoOs Kayabi vivem no parque indígena do Xingu no Mato Grosso. Eles dominam o português e a língua da tribo do tupi guarani. O nome Kayabi não foi dado pelos Kayabi, mas eles receberam esse nome de duas outras tribos que foram as primeiras a fornecer informações sobre eles. Nem todos os Kayabis residem no parque indígena do Xingu. Vários deles ainda vivem nas redondezas (75% vivem no parque). A taxa de crescimento populacional dos Kayabi é bastante alta atualmente.
Subsistência e confecção de artefatos
Os Kayabi são um grupo com uma forte tradição agrícola, que se manteve apesar da migração. Sua horticultura é muito diversificada, tendo dezenas de variedades de plantas cultivadas e um sistema agrícola bastante elaborado. Os períodos de colheita variam dependendo da cultura. Planta-se as diversas variedades de mandioca utilizadas para a produção de farinha e mingaus. Nas roças de poli-cultivo plantam diversas espécies, que exigem melhores solos (áreas de terra preta): milho, algodão, amendoim, batata, banana, cana, abóbora, melancia.
Cosmologia
Os Kayabi dividem o cosmo em várias camadas sobrepostas, habitadas por vários seres "sobrenaturais". Há vários tipos de seres, como os "anyang" e os "mama'é" que rouba as almas dos homens. Todo homem possui um "ai'an", que seria sua alma. Eles não recebem uma alma quando nascem, mas a adquirem com o tempo, e um ser sem "ai'an" não é considerado um ser humano.
Os Kayabi sempre tiveram muitos xamãs, pessoas que se comunicam com seres sobrenaturais. Geralmente os xamãs são homens velhos e sábios conhecidos como intermediários entre o mundo natural e sobrenatural.
Os Kayabi são um povo tradicionalmente guerreiro, como contam suas narrativas míticas, suas histórias de guerras passadas, sua vida ritual e os depoimentos de brancos que com eles tiveram contato. O mais importante momento de sua vida ritual era a celebração do Yawaci, época em que várias aldeias se reuniam para ouvir os cantos dos guerreiros.Aldeias
Uma focalização na organização da aldeia Kayabi é a fonte de algumas das transformações político-sociais que este grupo viveu nas últimas três ou quatro décadas. As reuniões da aldeia acontecem para discutir fatos, como os tratamentos de saúde. De fato, o acesso aos medicamentos e aos médicos é pensado como uma das grandes vantagens da moradia, sendo este um argumento utilizado pelos líderes em seus discursos. Antes da transferência para o Parque Indígena de Xingu, as casas kayabi eram bem grandes, pois abrigavam todos os membros de uma família grande. Resumindo, o povo kayabi é um povo indígena que vive na maioridade em Mato Grosso, no Parque indígena de Xingu, onde sua população cresce ao contrario de outros povos.














.jpg)





